Pedras

Quando a gente pensa nas pias das cozinhas e banheiros, já vêm à cabeça aqueles mármores e granitos lindos, polidinhos, brilhantes... maravilhosos... mas aí fui pesquisar e descobri que tem um monte de outras opções... e também descobri por exemplo, que mármore e cozinha não combinam. Tá, eu sei, também tem o inox, mas eu não gosto de bancadas de pia em inox.

Mármore

Mármore é aquela pedra que tem uns veios mais alongados, geralmente com variação de cores menores na mesma pedra (mas tem uma variedade grande de cores). As maiores jazidas de mármore são encontradas em regiões de rocha matriz calcária e atividade vulcânica, ou seja, temos poucas jazidas aqui no Brasil, por isso ele é mais caro aqui, já que a maioria é importato (mas também temos mármores nacionais, principalmente vindos do Espírito Santo).

Apesar de lindo, o mármore não costuma ser muito resistente, pois é um tanto quanto poroso (dependendo do mármore ele é mais ou menos poroso). Na prática, isso quer dizer que o mármore tem tendência a manchar e a riscar, ou seja, é desaconselhável para cozinha, já que estará em contato com lâminas e alimentos.

Em compensação, o mármore é mais indicado que o granito para revestimento de paredes internas, porque é mais leve.

branco


bege bahia


branco carrara

negro-marquina
travertino
verde guatemala

Granito

Esse é aquela pedra "pintadinha", cheia de manchinhas. Essas manchinhas são causadas pela composição do granito, que possui mica, quartzo e feldspato, cada um numa proporção diferente, deixando ele todo pintadinho. Aqui no Brasil temos muito granito, então ele costuma ser mais barato que o mármore.

O granito é bem mais duro, resistente e menos poroso do que o mármore, que risca com mais facilidade. Por isso ele costuma ser usado com mais freqüência nas cozinhas. Ele possui uma variedade muito grande de cores.
amarelo santa cecília
cinza corumbá
preto absoluto
preto são gabriel
verde ubatuba
vermelho imperial


Limestone

Essa pra mim é novidade, eu achava que era uma pedra sintética, mas ao pesquisar descobri que é de uma pedra calcária natural. Ainda tem muito pouca informação sobre limestone em português, mas achei parecido com o mármore, só que com partículas menores (sem os veios)... pelo menos aparentemente é feito dos mesmos minerais.
riviera beige
cedar
crema europa
jerusalem gray
fossil brown
creta

Sintéticos: Aglostone, Corian, Silestone, Technistone


O Aglostone é um composto de 95% de partículas de mármore e 5% de resina de poliéster. Assim como o mármore não é indicado para cozinhas, pelos mesmos motivos, o Aglostone não é indicado, já que não possui muita resistência a riscos e produtos químicos.
branco prime
crema prime
O Corian é fabricado pela Dupont, e feito a partir da combinação de acrílico e minerais naturais, sendo que, dependendo de sua cor, as placas possuem no mínimo 6% de material reciclado em sua composição, sendo uma opção ecologicamente correta.

O Silestone é feito de quartzo e cristais compactados, através de um processo chamado Sistema de Vibrocompressão a Vácuo. A sua composição é de 95% de quartzo (o material natural mais abundante do planeta), ao qual se junta 5% de resina de poliéster como elemento aglutinante e pigmentos especiais.
cobalt blue
grey expo
mont blanc
red eros
tebas black
toffee
O Technistone é um composto de pedra que consiste em 93% de matéria mineral, especialmente quartzo e granito triturado. Outros componentes são as resinas, pigmentos coloridos e fragmentos adicionais selecionados que dão ao material suas características próprias.
crystal cream beige
crystal diamond
crystal pure white
elegance gobi brown
goby grey
starlight black
starlight sapphire
starlight white

Comentários

  1. Nossa, como eu era leiga neste assunto Fran.
    Vários tipos de pedra, super interessante seu post.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora fica a pergunta... substituo ou não a pedra que já vem no apê? Oh, duvida cruel... hehehe...

      Excluir
    2. Francine recomendo que vc troque sim a pedra até poque se vc for por um fogão de embutir ou um coocktop um complemento nunca fica igual e geralmente a pedra e a cuba de inox que eles entregam é bem comercial, digo isso não porque trabalho c/ mármores ... se precisar de mais esclarecimentos estou á disposição.
      Junior
      contato e-mail: jm3junior@gmail.com 99686-5767 vivo 98206-6581 tim

      Excluir
    3. Coloquei há duas semanas na minha cozinha um crema prime. Na loja me indicaram ele! E agora? O que faço para conservar?

      Excluir
  2. eu sou alucinada pelo silestone, já vi em algumas lojas, e lanchonetes, é maravilhoso, pena que nosso orçamento não cabiam a troca das pias, mas um dia troco pelo silestone, preto ou branco. bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amei o silestone preto com brilhinhos (adooooro brilho). Acho que fica muito legal mesmo! Não sei se vai caber no orçamento a troca da pedra... tomara que caiba :D

      Excluir
    2. Se vc quiser posso te contar no silestone e no quartzstone que é a mesma qualidade só com o preço mais acessível ...

      jm3junior@gmail.com
      Junior

      Excluir
  3. Adorei o post, Fran.

    Eu não sabia de nada disso! Rs...

    Eu até gosto da pia de inox, o problema é que ela risca com facilidade e fica feio rapidamente.

    Bjinhuss...=)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... no primeiro mês o inox é lindo, mas depois... rs... Não tem jeito, sou muito mais pias de pedra :D

      Excluir
  4. Muito legal este post.

    No meu ape a cozinha é americana e optei em fazer um balcão para refeições. Desde que comecei a pesquisar coisas de decoração fiquei apaixonada pelo CREMA PRIME mas quando fiquei sabendo do preço meu bolso não me permitiu ...rs

    Sendo assim estou pensando seriamente em colocar o Bege Bahia claro que não é igual ... "mas quebra um galho".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas o bege bahia também é bonito... Eu acho que essas pedras "industrializadas" estão caras porque estão na moda, mas em teoria, deveriam ser mais baratas que as pedras naturais. Se para fazê-las não é preciso que a pedra esteja inteira, já que é usado "pó de pedra", em teoria deveria ser mais em conta... só que o povo adora ganhar um dinheirinho, né? Beijão!

      Excluir
    2. Consegui realizar o meu sonho em fazer minha pia de Aglostone branco prime, ficou linda perfeita... Mais infelizmente na marmoria que foi feita, acho que não sabem em que pode ser utilizado este material. Tem 4 meses uso está toda rachada,onde foi instalado o coocktop quebrou. Que tristeza meu sonho se tornou um pesadelo.

      Excluir
    3. Boa tarde, nunca poderia ter feito pia da cozinha em branco prime e sim no branco zeus (Siletone ou Quartzstone) embora pondo um do lado do outro pareçam idênticos o prime é como um mármore o outro sim aguenta o tranco, se precisar jm3junior@gmail.com

      Excluir
  5. Silestone e technistone são aconselhados para cozinha?
    Ps. Usamos pouco a cozinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim os 2 são ótimos assim como quartzstone,
      se precisar jm3junior@gmail.com
      99686-5767 vivo
      98206-6581 tim
      Junior

      Excluir
    2. Obrigada pelo parecer técnico, Junior.
      Essa eu não sabia responder :)

      Excluir
  6. Olá! Gostaria de algumas idéias d pedras p pia da cozinha, tinha optado pelo branco prime, mas pelos comentários vi q ñ ia ser uma boa escolha! Gosto muito da cor Branca.Mas aceito opinião. Pensei tbm no preto São Gabriel, um pouco diferente da cor q eu gosto, estou muito indecisa, pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  7. Gostaria d algumas opções d pedra o pia d cozinha, gosto muito d Branco e meu marido d preto. Poderia me ajudar?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente, opine. Ficarei muito feliz!

Postagens mais visitadas deste blog

Armários sem puxadores?

Download: Imagens para quadros (Parte 2)

Checklists: Ordem da Reforma